Acompanhe as

nossas redes sociais

Site criado pela

Foto: Elton Andrade | Agência Andrade

INSCRIÇÕES ESGOTADAS

OBJETIVOS

O evento tem como objetivo debater temas atuais e novas tendências nas áreas de hotelaria, gastronomia, transporte aéreo, receptivo local, marketing turístico, conservação ambiental, infraestrutura de apoio ao turismo, eventos geradores de fluxo turístico, novas tecnologias, ordenamento turístico, gestão do turismo,entre outros temas relacionados com as prioridades e vocações locais, promovendo a difusão de conhecimentos sobre melhores práticas em destinos turísticos, fomentando com isso o aumento da competitividade do destino Itacaré.

  • Permita que os agentes de turismo local obtenham novos conhecimentos para incorporar em suas respectivas áreas de atuação;
     

  • Fomentar que o destino acompanhe as mudanças de mercado e novas tendências do turismo, evitando que Itacaré entre em declínio como destino turístico;
     

  • Contribua para o processo de criação de inovações e aumenta a competitividade do destino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PÚBLICO ALVO
  • Empresas do Setor turístico;
     

  • Gestores dos governos Federal, Estadual e Municipal;
     

  • Entidades representativas;
     

  • Imprensa;
     

  • Instituições acadêmicas.

Profissional graduado em turismo, pela USJT, com MBA em Inteligência de Mercado, pela FIA e especialização em Mobile Marketing, pela FGV, com 10 anos de experiência na indústria de hospitalidade e distribuição.

Atuou em grandes cadeias nacionais como Blue Tree Hotels, Slaviero Hotéis e GJP Hotels & Resorts, sempre na área comercial. Após 7 anos atuando no desenvolvimento e gestão comercial na hotelaria, passou 3 anos no segmento de distribuição como Líder de Hotéis na Decolar.com, maior OTA da América Latina. 

Atualmente está como Gerente Nacional de Vendas da Omnibees.

Nesse período desenvolveu habilidades de liderança, relacionamento com cliente, negociação, vendas, RM, estratégia de negócios e canais de distribuição.

Marta Poggi

PALESTRA: Empresas e Destinos Turísticos Inteligentes: como fazer parte desta nova era?

Liliana Leite

PALESTRA: Patrimônio histórico cultural como ativo econômico e social através do turismo

Rodolfo Delphorno

PALESTRA: 5 Passos para Aumentar a Rentabilidade do seu Hotel

Palestrante, consultora, blogueira e conteudista e fundadora do Blog Agente no Turismo . Sócia da Strategia Consultoria e autora da coluna Turismo Digital,  do portal Mercado & Eventos. Tem como missão orientar, incentivar, e inspirar empresários e profissionais do turismo para o desenvolvimento dos seus negócios, visando aumentar os resultados e melhorar a comunicação com o mercado.

Formada em Economia pela UNESP, especializada em Planejamento e Marketing Turístico, MBA em Marketing Estratégico e Mestre em Turismo pela USP. Realiza diversas palestras, consultorias e cursos na área de Marketing Digital, Mídias Sociais, Tendências, Inovação e Transformação Digital no Turismo.

Apaixonada por inovação e tendências do turismo, atua como estrategista digital e como consultora em diversos projetos no Brasil e no exterior. Também desenvolve conteúdos técnicos, foi pesquisadora e professora universitária, autora de diversos artigos e co-autora do livro E-turismo: internet e negócios do turismo

Graduada em História pela Universidade Católica de Salvador;

Pós-graduada em Educação com Especialização em Política do Planejamento Pedagógico na Universidade Estadual da Bahia – UNEB;

Pós-graduação em Ética, educação e cidadania pela Escola Superior de Teologia – EST, São Leopoldo – Rio Grande do Sul;

Pós-graduação em Comunicação – Diálogo e Gestão Criativa de Conflitos no desenvolvimento de Lideranças pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia – CIAGS / UFBA;

 Programa de Gestão Avançada – APG da Amana-Key;

Pós-APG Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial da Amana-Key;

Formação em Coaching Sistêmico LM Desenvolvimento;

Formação Internacional em Coaching Executivo Organizacional pelo Leading Group Leonardo Wolk Company e Instituto OPUS.

Atua como Diretora Executiva do Desenvolvimento Regional - Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES

PALESTRANTES

Diogo Gomes

PALESTRA: Turismo em Unidades de Conservação: potencialidades e desafios

Fabrício B. Amaral

PALESTRA: As políticas públicas de turismo como oportunidades de desenvolvimento dos destinos - análise de casos concreto

Rubia Frizzo

PALESTRA: A Indústria Criativa a Serviço do Turismo

Diretor Acadêmico do Instituto Federal Baiano-Campus Uruçuca, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Especialista em Gestão Pública e Bacharel em Turismo e Hotelaria. Pesquisador sobre visitação pública em Unidades de Conservação, além de membro dos Conselhos Gestores da Apa Itacaré-Serra Grande e Parque do Conduru nos últimos 5 anos.

Advogado e consultor jurídico 
Professor e palestrante

Co autor da Lei Geral do Turismo

Co autor da 1a lei municipal que regulamentou Airbnb no brasil
Autor de diversas leis em ambito federal, estadual e municipal sobre políticas publicas e turismo

Advogado e colaborador da ABIH, ABRASEL Nacional, Convention Bureuau

Consultor jurídico cadastrado no Sebrae em diversos estados

Jornalista e empresária, membro da AFFET – Associação Feminina de Executivas de Turismo, Ex-Secretária de Cultura de Caxias do Sul e Ex-Secretária de Turismo de Gramado-RS. Apresentadora de TV e rádio, morou 7 anos em São Paulo onde trabalhou na TV Manchete e com projetos de cinema. Jurada do Festival de Gramado, avaliadora de projetos de Leis de Incentivo à Cultura,  do Fundo de Apoio à Cultura estadual, membro da diretoria do Conselho de Cultura da Federação dos municípios do RS -  FAMURS. Membro do Conselho do Patrimônio Histórico, do Conselho do Planejamento Urbano e Presidente do Conselho de Cultura de Caxias onde coordenou o Plano Municipal de Cultura 

Cícero Peralta

PALESTRA: COMTUR - BONITO/MS Experiências de sucesso de instâncias de governança turística

Turismólogo por formação e Pós-Graduando em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, Cícero reside em Bonito em dois momentos distintos de sua vida. A primeira etapa quando era criança e mudou-se juntamente com sua família. “Morei em Bonito nos anos de 1963 até 1975 e de 2002 até os dias atuais”.

Cícero Ramos Peralta, Presidente do COMTUR. “Comecei no COMTUR em 2002, assim que retornei para morar na cidade. No início assistia às reuniões, depois fui suplente de conselheiro, conselheiro titular, vice presidente e atualmente presidente por 5 mandatos consecutivos”, nos conta.

Desde seu primeiro mandato Cícero observou algumas modificações no turismo em Bonito. “Foi introduzida diversas mudanças e inovações no conselho, como a criação do Boletim Informativo; a elaboração do Calendário de Alta e Baixa Temporada para dois anos seguintes, já que antes era só para um ano; criação da comissão de feiras e eventos com planejamento de participação nas feiras. O COMTUR já era, mas atualmente está muito mais consolidado como referência nacional. Somos convidados com frequência para participar de eventos em diversos estados brasileiros para falarmos sobre o Conselho.”, diz Cícero.

Mariana Serra

PALESTRA: O Turismo Voluntário e Consciente: uma Nova Tendência

Christiano Penna

PALESTRA: Inteligência Empresarial em Turismo e Hotelaria - Gestão por indicadores, marketing e vendas

CEO da RBA Gestão Inteligente, palestrou sobre "O que estou fazendo para ampliar minhas vendas e fidelizar meu cliente". Christiano é especialista em Revenue Management -RM, que é um método de maximização de resultados e receitas demanda uma análise de cenários composto de inúmeras variáveis. E na grande maioria, os PMS - sistemas de gestão da hotelaria tradicional - não estão preparados para gerar relatórios que suportem uma correta ou mais apropriadamente falando integral implementação de RM.

Consultor Sênior e Fundador na Rba - Gestão Inteligente
Coaching, Especialista em Diagnóstico e Gestão empresaria pela Universidade Federal de Viçosa, também acumulou especialidades tais como Marketing e Vendas, Revenue Management, Gestão Empresarial, Gestão de reputação de marcas, Planejamento estratégico, e-commerce, Distribuição, Vendas On line e outros.

Idealizadora e co-fundadora da Volunteer Vacations (VV), é formada em Relações Internacionais (ESPM-RJ), foi assistente do Ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia contribuindo para o desenvolvimento de papers focados em geopolítica e comércio exterior. É apaixonada por viagens, já morou na Nova Zelândia e Taiti onde começou o seu envolvimento com ações humanitárias. Trabalhava como relações institucionais da Andrade Gutierrez quando decidiu largar seu emprego e criar uma empresa social com seus dois sócios, a VV. Trabalha como voluntária desde jovem e já atuou em projetos sociais e humanitários no Haiti, Índia, Tailândia, Costa Rica, EUA, Brasil, Tanzânia, Quênia, Indonésia e atuou em campo de refugiados no Oriente Médio, no Líbano e Jordânia. É co-autora do livro Jovens Empreendedores, líderes do Brasil que dá certo, da editora Leader. Mariana entrou na lista de 30 ABAIXO DE 30, da renomada revista Forbes como uma das jovens mais promissoras do Brasil até 30 anos.

Richard Alves

PALESTRA: Gestão de Destinos Turísticos Inovadores e Sustentáveis

Diretor da Barcelona Media Inovação Brasil – BMiBrasil, Graduado em administração de empresas com MBA em Planejamento e Gestão no Turismo (Universidade Católica de Brasília), mestre em Desenvolvimento e Gestão Social (Universidade Federal da Bahia). Atua com desenvolvimento de projetos relacionados ao empreendedorismo, inovação, desenvolvimento socioeconômico de territórios. Atualmente atua como Secretário de Turismo de Porto Seguro – BA e ainda como Presidente da Anseditur – Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais  de Turismo.

Milagros Ochoa

PALESTRA: MARCA PERU - Marketing Digital e Gastronomia

Milagros apresentará o caso de sucesso da Marca “Peru”, as ações de Marketing Digital e outras que vem sendo realizadas para fortalecer a marca e posicionar o destino, destaque para a gastronomia como produto turístico.

Milagros Ochoa é formada em Administração de Empresas com especialização em Hotelaria e Comércio Exterior e pós graduada em Comunicação e Marketing.

É Diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, em coordenação com o Ministério de Comercio Exterior e Turismo.

Há mais de 25 anos trabalha com a promoção comercial do destino do Peru em terras brasileiras.

Lupércio Oliveira

PALESTRA: Google Meu Negócio:  Relevância em  presença  Digital 

Formação em TI - Análise de Sistemas pela Faculdade da Guanabara. Cursos em Administração na Fundação Getúlio Vargas - RJ e cursos técnicos de Fotografia na Associação Brasileira de Arte Fotografica. O começo da carreira foi no SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) como programador de Computadores, depois ingressei na Souza Cruz CIA como Analista de Sistemas. Na sequencia, comecei a empreender no ramo da fotografia, na indústria do vestuário e na área de aviação desportiva como instrutor de voo. Nos ultimamente anos venho me dedicando a produção de imagens, consultoria em presença digital para empresas e desenvolvimentos de Tour Virtual com fotos 360 para Realidade Virtual (VR/AR).

Manoel Linhares

PALESTRA: Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro

Natural da cidade de Crateús, a 350 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, Manoel Cardoso Linhares é um dos grandes nomes do setor hoteleiro no país. Eleito presidente da ABIH Nacional, participa de diversas outras entidades ligadas ao mercado de turismo e hospedagem no Brasil, no estado do Ceará e na cidade de Fortaleza, onde fica o Fortaleza Mar Hotel, de sua propriedade, fundado há 22 anos. Empreendedor, o empresário também atua nas áreas de construção civil, imóveis e postos de combustíveis.

Manoel Linhares atualmente, além da presidência da ABIH Nacional, é diretor da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ocupa os seguintes cargos em outras entidades setoriais: presidente do Sindihotéis Ceará e do Rotary Club Fortaleza, diretor da ABIH Ceará, do SKAL Nacional e do SKAL Fortaleza, conselheiro do Fórum de Turismo e Conselho de Turismo de Fortaleza, membro do Conselho Empresarial de Turismo da CNC, do Conselho Regional do SESC Ceará, da Câmara Setorial da Cadeira Produtiva de Eventos do Ceará e do Conselho Municipal do Trabalho de Fortaleza.

Diretora de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura (2016). Administradora com vasta experiência na Gestão Pública em questões que fortalecem a causa negra, em órgãos governamentais, sempre atuando junto à coordenação de importantes projetos sociais. Foi Consultora pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no âmbito do Programa Brasil Quilombola, coordenado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República(2005-2007). Assessora Técnica da Subsecretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais da Seppir, e contribuiu na elaboração de projetos e na coordenação administrativa da Subsecretaria com foco em comunidades tradicionais (2007-2011).

Carolina Nascimento

PALESTRA: Turismo étnico afro e a valorização das tradições quilombolas

Para o Cristo Redentor, no Parque da Tijuca (Rio de Janeiro), estar preparado para receber bem seus 2,2 milhões de visitantes, as Cataratas do Parque do Iguaçu (Paraná), 1.789.000, e Fernando de Noronha (Pernambuco), 89 mil – somente no último ano –, o paulistano Marcelo Skaf, 45, colocou o seu dedinho lá. “Faço esse planejamento para ‘uso público’ (termo usado para ‘turismo’) em parques nacionais há muitos anos”, diz. “Ajudei a fazer o Iguaçu, o Cristo, Noronha, o Bondinho…”. Hoje, os maiores operadores (players) que tocam os passeios dentro deles são clientes de sua empresa MSkaf – Consultoria Ambiental e Expedições, fundada há 18 anos.

Formação de Marcelo: Oceanólogo, formado no ano de 1995 na Fundação Universidade Rio Grande (FURG) com habilitação em gerenciamento ambiental.

Marcelo Skaf

PALESTRA: Visitação em áreas naturais: a experiência das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu (Paraná) e do Bondinho do Pão de Açúcar (Rio de Janeiro).

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

1º FÓRUM DE TURISMO DE ITACARÉ

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

INSCRIÇÃO GRATUITA: https://www.destinoitacare.com/fortur

Dia 13 de junho de 2018 (Quarta-feira)

  • 09h – Credenciamento

  • 09h30 – Abertura: António Mário Damasceno - Prefeito de Itacaré,  Autoridades locais, regionais, estaduais e nacionais.

  • 10h – Palestras de Abertura:

- Destino Peru – ”Marketing Digital e Gastronomia” – Milagros Ochoa (Escritório Comercial do Peru no Brasil)

-  “Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro”,  Manoel Linhares (Presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Industria de Hotéis))

  • 12h30 às 14h – Intervalo para Almoço

  • 14h – Painel " Governanças Turísticas: Desafios e Sustentabilidade"

-  Experiência de sucesso de instâncias de governança turística – Cícero Peralta (Presidente do COMTUR de Bonito – MS);

-  As políticas públicas de turismo como oportunidades de desenvolvimento do destino - análises de casos concretos.– Dr. Fabrício Amaral (Consultor do SEBRAE)

-  Importâncias das Instâncias de Governanças Locais e Regional  - Cida Aguilar (Presidente da Câmara de turismo da Costa do Cacau)

-  Claudia Margarida (Presidente do COMTUR Itacaré)

  •  15h50  – Painel " Inteligência Empresarial em Turismo e Hotelaria"

 - O que estou fazendo para ampliar minhas vendas e fidelizar meu cliente – Gestão por indicadores, marketing e vendas - Christiano Penna (Consultor do SEBRAE)

 - 5 Passos para Aumentar a Rentabilidade do seu Hotel  – Rodolfo Delphorno (Gerente nacional de Vendas da OMNIBEES)

- Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur 3.0), Controle e Certificado de Qualidade para os Meios de Hospedagem – Isamara Moura (SETUR/BAHIA)

- Google Meu Negócio:  Relevância em  presença  Digital – Lupércio Oliveira (Fotógrafo Certificado pelo Google)

  • 17h – RODADA DE NEGÓCIOS

AZUL VIAGENS / CVC / TREND / VISUAL / FLYTOUR / HOTEL URBANO

  • 18h00 - Encerramento

Dia 14 de junho de 2018 (Quinta-feira)

  • 09h - Palestra Motivacional: Turismo Voluntário e Consciente: Uma nova tendência -  Mariana Serra (Co-fundadora da Volunteer Vacations (VV))

  • 09h40  – Painel " Turismo de Experiência: Potencialidades e Desafios"

- Visitação em áreas naturais: a experiência das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu (Paraná) e do Bondinho do Pão de Açúcar (Rio de Janeiro) - Marcelo Skaf (Diretor da MSkaf – Consultoria Ambiental e Expedições)

- Turismo em Unidades de Conservação: potencialidades e desafios  – Diogo Gomes (Diretor Acadêmico do IFBAIANO – Uruçuca)

- Turismo étnico afro e a valorização das tradições quilombolas – Carolina Nascimento (Fundação Palmares)

- Patrimônio Histórico Cultural como ativo econômico e social através do turismo de experiência - Liliana Leite (Diretora Executivo do IDES)

  • 12h30 às 14h – Intervalo para Almoço

  • 14h - Painel "Gestão de Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores"

- Empresas e Destinos Turísticos Inteligentes: como fazer parte desta nova era ? – Marta Poggi (Consultora do SEBRAE)

- Experiência de Porto Seguro - Destino Turístico Inteligente e Inspirador - Richard Alves (Secretário de turismo de Porto Seguro e Presidente da Anseditur – Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais  de Turismo).

- A Indústria Criativa a Serviço do Turismo - Rubia Frizzo (Ex Secretária de turismo de Gramado e de Caxias -RS)

  • 17h – Encerramento

  • 18h00 - Coquetel de Lançamento do 5º Festival Sabores de Itacaré

Dia 15 de junho de 2018 (Sexta-feira)

  • 10h - Visita Técnica

- City Tour  Histórico Cultural e Visita a Comunidade Quilombola e ao Centro Cultural Porto de Trás com apresentações de Grupos Culturais.

  • 13h - Momento Livre para relaxamento e almoço

  • 15h00 -Encerramento
     

*OBS.: Programação sujeita a alteração.